O lado gastronômico do Terra Madre Salone del Gusto

15 Giugno 2022

Laboratórios do Gosto (Taste Workshops)

Aprender por meio da degustação sempre foi uma das atividades ligadas ao Slow Food e a seus eventos, e este ano também a deliciosa educação sensorial vem em mil sabores graças aos Laboratórios do Gosto do Terra Madre Salone del Gusto.

Os Laboratórios do Gosto são uma forma de ampliar os conhecimentos dos participantes, aguçando os sentidos e ouvindo as histórias das pessoas que estão por trás dos produtos. Graças aos Laboratórios do Gosto, as pessoas conseguem descobrir o mundo dos produtos e das paisagens naturais, a partir dos queijos naturais, feitos com leite cru e sem fermentos selecionados; charcutaria natural, produzida a partir de carne de animais de raças locais, criados no pasto, processada sem nitritos.

Por trás de cada terra há uma história, tradições gastronômicas, sabores e técnicas artesanais que foram preservadas e transmitidas ao longo do tempo. Cada tradição gastronômica é potencialmente uma experiência turística única: é a ideia que está no coração da Slow Food Travel, e durante oficinas específicas, os participantes poderão experimentar os sabores do Planalto Cársico, da Caríntia, do Etna, do Valais e de muitas outras regiões.

Os visitantes também poderão conhecer as garrafas da Slow Wine Coalition, a rede internacional que reúne os protagonistas do mundo do vinho, unidos por sua paixão pelo vinho bom, limpo e justo. O programa também conta com oficinas dedicadas ao café, organizadas na Nuvola Lavazza, à cerveja e à gastronomia italiana.

Encontros à mesa (Dinner Dates)

Quatro jantares imperdíveis aguardam os participantes do Terra Madre Salone del Gusto, oferecendo a oportunidade de descobrir novas interpretações da cozinha italiana e internacional, graças ao trabalho dos membros da Aliança de Cozinheiros Slow Food e dos chefs dos restaurantes incluídos em nosso guia anual Osterie d’Italia.

Alguns jantares serão dedicados à Aliança de Cozinheiros Slow Food, presente em vários países do mundo. Os chefs italianos irão preparar um jantar à base de ervas e bagas selvagens comestíveis das florestas das regiões do Piemonte e Trentino. O Slow Food terá o prazer de acolher mais uma vez Altin Prenga, um dos membros da Aliança: seu trabalho foi fundamental para a revitalização da gastronomia albanesa. Depois de anos trabalhando na Itália, Altin voltou à sua terra natal, onde abriu uma estrutura de turismo rural, o Mrizi I Zanave, e aos poucos está construindo uma atividade que não é um simples restaurante, mas uma fazenda que produz seus próprios alimentos.

Um Encontro à Mesa especial será organizado por um dos parceiros principais do Slow Food, o Pastificio Di Martino e seu projeto Barbie: parte do dinheiro das vendas da massa Barbie será destinada à Food for Soul, uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é a promoção de ações socialmente responsáveis, com o objetivo de melhorar a saúde de nosso corpo e de nosso planeta. Para o evento, o Pastificio Di Martino convidará chefs italianas conhecidas.

Os restaurantes apresentados no guia anual do Slow Food, Osterie d’Italia, são a expressão mais autênticas da cozinha italiana. Numa viagem pelo país, com paradas no Norte, Centro e Sul da Itália, o último Encontro à Mesa do Terra Madre convidará as pessoas a explorar a interpretação de carne, peixe e vegetais nas diversas regiões da península.

Aqui o programa completo dos Laboratórios do Gosto: https://2022.terramadresalonedelgusto.com/en/taste-workshops/

e o programa completo com as datas dos Encontros à Mesa: https://2022.terramadresalonedelgusto.com/en/dinner-dates/