Palestras e encontros nas Arenas do Terra Madre Salone del Gusto

15 Giugno 2022

As palestras do Terra Madre Salone del Gusto sempre foram o palco principial de reflexão sobre os temas mais importantes ligados às políticas alimentares e ao futuro do alimento, do ponto de vista social, ambiental e cultural. Este ano, haverá cinco palestras principais que ajudarão os participantes a responder às questões ligadas à Regeneração.

Regeneração: como e por quê?

Juntamente com o público, a presença de especialistas, escritores, filósofos, arquitetos e professores tentarão definir as ligações entre regeneração e sistema alimentar, explicando de que forma o sistema alimentar pode responder às emergências climática, ecológica e social que estamos enfrentando. Outro tema é o que significa regeneração para a agricultura e em termos de justiça e igualdade social. E, finalmente, como promover a regeneração do sistema alimentar em nossas cidades e de que forma podemos regenerar o sistema alimentar graças a nossas escolhas.

Palestrantes

Entre os convidados do Terra Madre Salone del Gusto, contaremos com a presença de Raj Patel, economista, jornalista e escritor, mais conhecido por seu livro Stuffed and Starved: The Hidden Battle for the World Food System (Estufados e Famintos: A Batalha Oculta para o Sistema Alimentar Mundial); Telmo Pievani, filósofo, evolucionista e professor de Filosofia das Ciências Biológicas na Universidade de Pádua; Michael Moss, repórter do New York Times e autor de Salt Sugar Fat: How the food giants hooked us (Sal, Açúcar e Gordura: Como os Gigantes de Alimentos nos prenderam); Carolyn Steel, arquiteta e autora de Sitopia: how food can save the world (Sitopia: como a comida pode salvar o mundo), que apresenta uma visão provocadora de nossas perspectivas num planeta superlotado e superaquecido; Elena Granata, professora associada de Estudos Urbanos no Politécnico de Milão, autora de Biodivercity, Città aperte, creative e sostenibili che cambiano il mondo (Biodivercity, cidades abertas, criativas e sustentáveis que mudam o mundo), pelo Slow Food Editore; Rupa Marya, médica, ativista, artista e escritora, professora de Medicina na Universidade da Califórnia, São Francisco e a fundadora e diretora executiva do Deep Medicine Circle, organização sem fins lucrativos voltada para a cura das feridas do colonialismo por meio dos alimentos, medicina, história, aprendizagem e restauração.

As cinco palestras serão gratuitas e também será possível acompanhá-las online, onde o público poderá participar de inquéritos, questionários, recebendo também material para ler.

Regeneração na Arena

A regeneração também está na agenda dos encontros nas Arenas, espaços dedicados onde antropologistas, ecologistas, educadores, além de agricultores, pastores, pescadores, cozinheiros e membros da rede Slow Food, compartilharão suas experiências, projetos e soluções, apresentando sua visão do meio ambiente, da agricultura e do sistema alimentar que almejam.

Regeneração através de espaços digitais imersivos inovadores

Pela primeira vez, o Terra Madre apresentará um portal digital: um espaço para conectar pessoas em qualquer parte do planeta, como se estivessem na mesma sala. O espaço imersivo do portal, oferecendo a possibilidade de lives com pessoas conectadas de outras partes do mundo, com as histórias únicas das comunidades Slow Food do mundo inteiro, além das contribuições de parceiros e especialistas, aproveitará o potencial da rede global.

Aqui o programa completo https://2022.terramadresalonedelgusto.com/en/conferences/