Terra Madre Salone del Gusto terá como foco a RegenerAction

15 Giugno 2022

O evento em Turim, Itália, de 22 a 26 de setembro de 2022

A 14ª edição do Terra Madre Salone del Gusto acontecerá em Turim, de 22 a 26 de setembro de 2022. O Terra Madre, o maior evento da rede Slow Food, é um exemplo vivo de como a comida pode representar uma ponte para a paz, mostrando como, através da inclusão e do intercâmbio, juntos, podemos cultivar um futuro melhor. O maior evento internacional dedicado às políticas alimentares, à agricultura sustentável e ao meio ambiente é organizado pelo Slow Food, a Região do Piemonte e a Prefeitura de Turim.

O Slow Food quer se beneficiar da energia do movimento global reunindo em Turim produtores de alimentos e ativistas do mundo inteiro. O objetivo do evento é planejar um futuro diferente para os alimentos, um futuro que tome forma a partir das escolhas diárias dos indivíduos, do esforço coletivo das comunidades e das políticas das instituições públicas e privadas. O lema do evento, RegenerAction (Regeneração), reflete perfeitamente o convite para ser parte ativa desta mudança, representando graficamente um círculo virtuoso que pode durar para sempre.

O Terra Madre Salone del Gusto 2022 será uma grande oportunidade para analisar as questões levantadas pela atual crise ambiental, climática e sanitária, sem mencionar a geopolítica, e as possíveis respostas. O nosso objetivo é construir uma visão coletiva para o futuro do alimento que vá além das fronteiras políticas, colocando o foco de volta nas comunidades que nos alimentam e na nossa relação com elas, bem como na conexão entre a humanidade e o resto do mundo natural”, explica Edie Mukiibi, vice-presidente do Slow Food.

Após o novo formato, inevitável, do Terra Madre Salone del Gusto 2020, o Slow Food está se preparando para uma edição onde as pessoas poderão se encontrar de novo: o nosso objetivo é receber 3000 delegados de 150 países, se a situação geopolítica e sanitária o permitir.

O programa

Cinco conferências principais com palestrantes internacionais de alto nível que falarão sobre regeneração em todas as suas formas, da perspectiva agrícola à social, das cidades às escolhas pessoais. Além disso, nas Arenas, a rede Slow Food tomará a palavra para trocar experiências, projetos e desafios para definir, juntos, o futuro sistema alimentar.

Três espaços cativantes representam o coração desta nova edição do Terra Madre Salone del Gusto e das principais áreas de trabalho do Slow Food. No primeiro espaço, os participantes poderão descobrir a abordagem Slow Food à biodiversidade, que começa com os alimentos e inclui a diversidade cultural, os saberes tradicionais e o trabalho das comunidades nas áreas rurais. Uma horta em forma de mandala abrirá o espaço dedicado à educação, com atividades e oficinas para adultos e crianças, dedicadas ao nosso solo e sua riqueza. Por fim, os visitantes terão a possibilidade de saber mais sobre as campanhas de advocacia do Slow Food e de participar, como protagonistas, do movimento Slow Food.

Esta edição marca uma volta à cidade de Turim e ao Piemonte, e a todos os formatos tradicionais do evento, mas ao mesmo tempo continuará ampliando seu alcance por meio de atividades digitais: quem não puder ir a Turim, poderá participar das palestras online sobre o futuro dos alimentos.

O mercado internacional, com suas cores, aromas e vozes, sempre foi o coração do Terra Madre Salone del Gusto, um ponto de encontro para milhares de produtores de todo o mundo e centenas de milhares de visitantes. Nesta edição do evento, o mercado será mais uma vez uma oportunidade única para descobrir a extraordinária diversidade gastronômica de muitos países.

Seguindo a tradição do Terra Madre Salone del Gusto, os visitantes poderão participar dos Laboratórios do Gosto e dos Encontros à Mesa, para ampliar seus conhecimentos, estimulando, ao mesmo tempo, seus sentidos e ouvindo as histórias das pessoas que estão por trás dos produtos, e participando de jantares especiais de chefs do mundo inteiro.

A regeneração do evento começa a partir de sua sede. O evento acontece no Parco Dora, um grande parque fora do centro da cidade, que surge no local de uma antiga siderúrgica. É um símbolo importante para a cidade e para o Terra Madre, pois mostra como as antigas áreas industriais podem se transformar em espaços verdes, para o bem das pessoas e do planeta.

Esta edição do Terra Madre Salone del Gusto baseia-se na experiência das edições presenciais organizadas desde 1996 e no conhecimento adquirido em 2020, quando o evento foi realizado em formato híbrido, combinando eventos online e atividades menores presenciais, sempre que possível.

O Terra Madre Salone del Gusto é organizado pelo Slow Food, a Região do Piemonte e a Prefeitura de Turim. O evento foi possível graças ao apoio de empresas que acreditam nos valores e objetivos do evento, inclusive os Parceiros principais: Iren, Lavazza, Parmigiano Reggiano, Pastificio di Martino, QBA – Quality Beer Academy, Reale Mutua e UniCredit; Fondazione Compagnia di San Paolo, Fondazione CRT, Consulta delle Fondazioni di origine bancaria del Piemonte e della Liguria.

Fotos disponíveis aqui: https://media.slowfood.it/Terra-Madre-Salone-del-Gusto-2022

Vídeos disponíveis aqui https://media.slowfood.it/Terra-Madre-Salone-del-Gusto-2022/VideoTerraMadreSalonedelGusto 

Credenciamento para a imprensa aqui:
https://2022.terramadresalonedelgusto.com/stampa-premium/

Saiba mais: https://2022.terramadresalonedelgusto.com/en/